Monday, August 17, 2009

Celibato no campo

Os amigos queridos de Chapecó, Ilka e Miro, estão contando num blog o percurso de produção do documentário Celibato no campo, vencedor do Prêmio Cinemateca Catarinense 2008.

Eles contam lá no blog:

"A intensa migração de jovens filhos de agricultores para as cidades, sobretudo de jovens mulheres, que saem para estudar e dificilmente retornam às propriedades rurais, faz surgir um novo fenômeno social: o celibato masculino no campo. O documentário vai abordar as razões do aparecimento deste fenômeno que se configura como a masculinização do campo e que tem como conseqüência a diminuição do número de casamentos e o envelhecimento no meio rural. A proposta é mostrar que a masculinização e o celibato no campo não podem ser encarados como decorrência natural do processo de desenvolvimento e que o atual modelo da agricultura familiar se apresenta como um dos principais fatores de expulsão das mulheres do campo".

Ilka e Miro, além de experientes e talentosos, sabem ouvir com atenção e respeito as histórias humanas [demasiado humanas!].

Espero ansiosa pelo doc!

No comments: