Tuesday, January 27, 2009

De emoções e de esperança

Amanda, 8 anos, minha filha, e Alzira, 66 anos, minha mãe, são muito amigas. Neta e avó, unha e carne. Se completam muito, as duas. Amanda está de férias em Quilombo, onde moram meus pais, neste janeiro de 2009. Dona Alzira no volante do fusquinha 76 com Amanda na carona. Não tem tempo feio.

Ontem as duas passaram longas horas do dia em reunião da rádio comunitária lá de Quilombo. Discutindo programação, conteúdo. Refletindo sobre como fazer uma rádio que tenha participação das pessoas. Sobre como fazer uma comunicação mais democrática.

A mãe me ensinou muito nessa vida. Professora de história, sempre me dizia "filha, não esqueça que tem muito mundo lá pra trás desses morros". Me dava livros. Me incentivou a sair, estudar numa universidade pública. O que penso sobre comunicação, o rumo que dei pra minha profissão, levam a marca da Dona Alzira. Guerreira, companheira, lutadora.

Hoje me emocionei muito com Amanda contando da reunião. De como participou, deu ideias - com seu olhar tão aberto de criança - para uma comunicação mais humanista.

Obrigada, mãe!

2 comments:

Frank Maia said...

eu aqui imaginando o fusquinha vruuuummmmmmm pelas ruas da cidade =D...

Anonymous said...

No interior o pessoal adora fusquinha, porque é carrinho que enfrenta tudo quanto é caminho, não tem frescura! Lamaçal, água, lombada, lá vai ele, sem refugar...
Texto mais lindo, Adri!
Manda pra dona Alzira, né? Ela merece!
bj