Wednesday, April 15, 2009

Pedro e o Choro: aventura pela MPB
Estou divulgando o livro-cd Pedro e o Choro.
Olha que projeto bacana!



Pedro e o Choro: uma viagem pela
música popular brasileira


Livro-cd "Pedro e o Choro" resgata para o público infantil a importância de Alexandre Gonçalves Pinto, músico chorão conhecido como “Animal”, autor de O Choro – Reminiscências dos chorões antigos. Temas musicais incluem Radamés Gnattali, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Garoto, Braguinha, Jacob do Bandolim e os autores do projeto, a professora curitibana Simone Cit e o maestro carioca Roberto Gnattali.
E mais: um tema inédito de Hermeto Pascoal criado especialmente para o projeto. Estão previstos lançamentos em Curitiba, Florianópolis e no Rio de Janeiro

Com patrocínio do Programa Petrobras Cultural, o livro-cd Pedro e o Choro acaba de sair do “forno”. O projeto, que tem concepção e coordenação geral da curitibana Simone Cit, licenciada em música e doutoranda em Literatura, e direção musical do maestro carioca Roberto Gnattali, faz parte da iniciativa “Histórias da Música Popular Brasileira”, já contemplada com o Selo Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

A primeira edição do livro terá sua tiragem quase toda distribuída gratuitamente para docentes. “Desejamos que professores de diferentes realidades desenvolvam estratégias particulares na realização do trabalho pedagógico com as crianças a partir da leitura da obra”, explicam os autores.

E as crianças têm tudo para entrar com gosto nesta viagem literário-musical. Pedro é um menino-saxofonista que descobre, entre os pertences de sua avó, um livro cujo autor tem um apelido curioso: Animal. Acompanhado de quatro amigos - dois gatinhos, um tico-tico e um marreco -, Pedro sai, sem avisar a avó, em busca deste ser tão “estranho”. Começa aí uma aventura que vai levar a todos para uma viagem pela história de um dos gêneros musicais mais brasileiros: o choro. Eles vão atrás de um cara chamado Alexandre Gonçalves Pinto, músico chorão conhecido como “Animal”, autor de O Choro – Reminiscências dos chorões antigos, em 1936. Ele é o personagem central do livro.

Para criar a fábula musical Pedro e o Choro, Simone Cit buscou referências na obra Pedro e o Lobo, do compositor russo Sergei Prokofiev (1881-1953). Os autores também beberam numa fonte bem brasileira: a parceria entre Braguinha e Radamés Gnattali que marcou época pela Coleção Disquinho, com histórias embaladas por arranjos orquestrais.

Em Pedro e o Choro cada personagem é representada por um tema musical e um instrumento. Sim, pois na época em que se passa a história, "os bichos falam e tocam instrumentos". Na voz de crianças coordenadas por Simone, eles ganham vida. Durante o percurso, cada um vai introduzindo seu instrumento e os choros vão sendo apresentados como parte da trilha sonora da história.

Cada tema foi pesquisado detalhadamente, numa escolha que perpassa os principais autores do gênero e traz choros com títulos bem curiosos, como Amigo Pedro, de Radamés Gnattali, Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu, O relógio da vovó, de Garoto, O vôo da mosca, de Jacob do Bandolim, e Pula Sapo, de Pixinguinha. Tem ainda um tema inédito que Hermeto Pascoal compôs especialmente para o livro e que se chama Jorrando sem parar. E mais: composições dos autores do projeto.
As ilustrações também são um destaque em Pedro e o Choro. O trabalho é de Freekje Veld, do Estúdio Ilustranet.
Uma pequena parte desta primeira edição será destinada à venda. Maiores informações pelo e-mail: materiadesom@yahoo.com.br

Sobre os autores:

SIMONE CIT
(concepção, pesquisa, textos, preparação das vozes e coordenação geral do projeto)

Nasceu em Curitiba em 1967. Licenciada em Música e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, já publicou “Histórias da Música Popular Brasileira para crianças”, uma parceria com o maestro Roberto Gnattali e a artista plástica Iara Teixeira. O livro foi distribuído gratuitamente para aproximadamente cinco mil professores de escolas públicas de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo esta iniciativa contemplada com o Selo do Prêmio Cultura Viva em 2007. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Faculdade de Artes do Paraná e doutoranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina.

ROBERTO GNATTALI
(direção musical, pesquisa, regência, arranjos e adaptações)

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1948. É professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio, onde licenciou-se em Música e especializou-se em Educação Musical. Atua profissionalmente também como compositor, arranjador, regente, diretor musical e produtor artístico de espetáculos musicais, gravações de discos e trilhas para teatro, cinema e televisão.

Contatos:

Simone Cit
Fones: (41)3203-3974 / (41)8403-8435
E-mail: materiadesom@yahoo.com.br

Roberto Gnattali
Fones: (21)2539-8108
E-mail: robgnattali@terra.com.br

6 comments:

Regina Carvalho said...

Linda idéia, Adri!
A deles... e a tua,de divulgar.
bj

Cléia Schmitz said...

É, Regininha, ideia linda e muito bem contada por você, Adri. Deu vontade de ver e ouvir. Encomenda um para mim (e o do samba também. Bj

juliano zanotelli said...

holas..
Adri me manda um material para divulgar na minha coluna do jornal... ou posso pegar as info aqui do teu blog?

bjitos

alberto gonçalves said...

Adorei o livro-cd ou cd-livro!
Muito grato!
Alberto (amigo da Regina C.)

Anonymous said...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Anonymous said...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.