Wednesday, April 29, 2009

Fm Cultura
Trabalhei lá. Posso parecer suspeita pra falar, claro. Mas coloco na roda o site da Fm Cultura de Porto Alegre. Boa programação, boa música, bons amigos que ficaram por lá!

Saudades!

Dá pra ouvir a rádio pela net: clique aqui.

Friday, April 24, 2009

E tem colorida, com o Bruninho!
Foto: Yan Boechat

Thursday, April 23, 2009

Laura e eu, num domingo nos Ingleses.
Foto: Yan Boechat

Wednesday, April 15, 2009

Pedro e o Choro: aventura pela MPB
Estou divulgando o livro-cd Pedro e o Choro.
Olha que projeto bacana!



Pedro e o Choro: uma viagem pela
música popular brasileira


Livro-cd "Pedro e o Choro" resgata para o público infantil a importância de Alexandre Gonçalves Pinto, músico chorão conhecido como “Animal”, autor de O Choro – Reminiscências dos chorões antigos. Temas musicais incluem Radamés Gnattali, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Garoto, Braguinha, Jacob do Bandolim e os autores do projeto, a professora curitibana Simone Cit e o maestro carioca Roberto Gnattali.
E mais: um tema inédito de Hermeto Pascoal criado especialmente para o projeto. Estão previstos lançamentos em Curitiba, Florianópolis e no Rio de Janeiro

Com patrocínio do Programa Petrobras Cultural, o livro-cd Pedro e o Choro acaba de sair do “forno”. O projeto, que tem concepção e coordenação geral da curitibana Simone Cit, licenciada em música e doutoranda em Literatura, e direção musical do maestro carioca Roberto Gnattali, faz parte da iniciativa “Histórias da Música Popular Brasileira”, já contemplada com o Selo Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

A primeira edição do livro terá sua tiragem quase toda distribuída gratuitamente para docentes. “Desejamos que professores de diferentes realidades desenvolvam estratégias particulares na realização do trabalho pedagógico com as crianças a partir da leitura da obra”, explicam os autores.

E as crianças têm tudo para entrar com gosto nesta viagem literário-musical. Pedro é um menino-saxofonista que descobre, entre os pertences de sua avó, um livro cujo autor tem um apelido curioso: Animal. Acompanhado de quatro amigos - dois gatinhos, um tico-tico e um marreco -, Pedro sai, sem avisar a avó, em busca deste ser tão “estranho”. Começa aí uma aventura que vai levar a todos para uma viagem pela história de um dos gêneros musicais mais brasileiros: o choro. Eles vão atrás de um cara chamado Alexandre Gonçalves Pinto, músico chorão conhecido como “Animal”, autor de O Choro – Reminiscências dos chorões antigos, em 1936. Ele é o personagem central do livro.

Para criar a fábula musical Pedro e o Choro, Simone Cit buscou referências na obra Pedro e o Lobo, do compositor russo Sergei Prokofiev (1881-1953). Os autores também beberam numa fonte bem brasileira: a parceria entre Braguinha e Radamés Gnattali que marcou época pela Coleção Disquinho, com histórias embaladas por arranjos orquestrais.

Em Pedro e o Choro cada personagem é representada por um tema musical e um instrumento. Sim, pois na época em que se passa a história, "os bichos falam e tocam instrumentos". Na voz de crianças coordenadas por Simone, eles ganham vida. Durante o percurso, cada um vai introduzindo seu instrumento e os choros vão sendo apresentados como parte da trilha sonora da história.

Cada tema foi pesquisado detalhadamente, numa escolha que perpassa os principais autores do gênero e traz choros com títulos bem curiosos, como Amigo Pedro, de Radamés Gnattali, Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu, O relógio da vovó, de Garoto, O vôo da mosca, de Jacob do Bandolim, e Pula Sapo, de Pixinguinha. Tem ainda um tema inédito que Hermeto Pascoal compôs especialmente para o livro e que se chama Jorrando sem parar. E mais: composições dos autores do projeto.
As ilustrações também são um destaque em Pedro e o Choro. O trabalho é de Freekje Veld, do Estúdio Ilustranet.
Uma pequena parte desta primeira edição será destinada à venda. Maiores informações pelo e-mail: materiadesom@yahoo.com.br

Sobre os autores:

SIMONE CIT
(concepção, pesquisa, textos, preparação das vozes e coordenação geral do projeto)

Nasceu em Curitiba em 1967. Licenciada em Música e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, já publicou “Histórias da Música Popular Brasileira para crianças”, uma parceria com o maestro Roberto Gnattali e a artista plástica Iara Teixeira. O livro foi distribuído gratuitamente para aproximadamente cinco mil professores de escolas públicas de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo esta iniciativa contemplada com o Selo do Prêmio Cultura Viva em 2007. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Faculdade de Artes do Paraná e doutoranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina.

ROBERTO GNATTALI
(direção musical, pesquisa, regência, arranjos e adaptações)

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1948. É professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio, onde licenciou-se em Música e especializou-se em Educação Musical. Atua profissionalmente também como compositor, arranjador, regente, diretor musical e produtor artístico de espetáculos musicais, gravações de discos e trilhas para teatro, cinema e televisão.

Contatos:

Simone Cit
Fones: (41)3203-3974 / (41)8403-8435
E-mail: materiadesom@yahoo.com.br

Roberto Gnattali
Fones: (21)2539-8108
E-mail: robgnattali@terra.com.br

Monday, April 13, 2009

O jardim, Miró, 1977

Saturday, April 11, 2009


filme do final de semana:
amélia, de ana carolina (2000)

Friday, April 10, 2009

Tempo

Durou exatos vinte minutos. Depois, quando já estava sozinha, repensou cada um deles, devagar. Cinco minutos a mais e teria se apaixonado, poderia até mudar o rumo. Pena. Ele tinha mãos delicadas, mas muita pressa.

Wednesday, April 08, 2009



Pense em algo divertido...

Costa da Lagoa, um domingo de sol....
a turminha toda!

Fotos de Léia Cook

Sunday, April 05, 2009

“Además de injusto, el mercado absoluto es inviable”

Vi a dica no blog do Dauro e fui conferir no site do jornal argentino Página 12.
Entrevista bem interessante do historiador Eric Hobsbawn. Vale conferir!

Trechinho:

–Sí, América latina es interesante. Yo lo intuyo. Fíjese el país más grande, Brasil. Lula mantuvo algunas líneas de estabilidad económica de Fernando Henrique Cardoso, pero extendió enormemente los servicios sociales y la distribución. Algunos dicen que no es suficiente...

–¿Y usted qué dice?

–Que no es suficiente. Pero que lo que Lula hizo, lo hizo. Y es muy significativo. Lula es el verdadero introductor de la democracia en Brasil. Y nadie lo había hecho nunca en la historia de ese país. Por eso hoy tiene el 70 por ciento de popularidad, a pesar de los problemas previos a las últimas elecciones. Porque en Brasil hay muchos pobres y nadie jamás hizo tantas cosas concretas por ellos, desarrollando a la vez la industria y la exportación de productos elaborados. Aunque la desigualdad sigue siendo horrorosa. Pero hacen falta muchos años para cambiar más las cosas. Muchos.